Se está a ler esta publicação, então é porque compreende as vantagens da presença online de uma empresa e a importância que esta pode trazer para o seu negócio. Ultimamente fala-se cada vez mais neste assunto, sempre numa perspetiva entusiasta.

Os motores de pesquisa substituíram, parcial ou, em alguns casos, totalmente, as fontes de informação chamadas “tradicionais” como livros, imprensa, colegas mais experientes, pais, televisão e rádio. As empresas de criação e manutenção de sites ocuparam um nicho significativo no mercado de comunicação, aliás, a maioria das agências de comunicação criaram um departamento de desenvolvimento Web interno. A digitalização da comunicação tornou-se um fenómeno à escala global e facilitou significativamente a promoção dos produtos, serviços e conhecimentos. Ou complicou? Eis a questão!

Na altura em que o mundo ainda não era digital e as empresas não paravam com uma queda da ligação à Internet, era muito mais fácil controlar a comunicação com o exterior. Informação era preparada propositadamente para cada público-alvo e entregue “em mão” ao destinatário, complicando assim a espionagem industrial. Com a evolução tecnológica e alteração dos padrões de comportamento dos clientes que têm sido cada vez mais ativos no mundo virtual, tornou-se imperativo disponibilizar informação de qualidade sobre os seus produtos, serviços e competências no Website da empresa, sublinhando as vantagens competitivas de forma a “conquistar” o interesse e a credibilidade de um potencial cliente. “Abrir o jogo”, por assim dizer.

Precisamente aqui surge um dilema. Transmitir para o exterior a mais-valia da sua empresa ou reduzir a sua presença on-line, assegurando “o segredo do negócio”? Como comunicar eficientemente com os seus clientes, não se expondo demais. Informar os seus stakeholders e não os seus concorrentes. São objetivos críticos para os gerentes de qualquer negócio. A criação de um site institucional é como que uma preparação de uma visita guiada que, expressamente ou “entre linhas”, divulga a informação sobre o negócio, recursos humanos, clientes da empresa, entre outros. É como abrir a porta para todos os que passam na rua.

Nestas condições, a criação e a posterior gestão da página institucional da empresa têm de ser realizadas por uma equipa profissional de especialistas em Web design, marketing e gestão que, em conjunto, sejam capazes de desenvolver um Website que seja uma mais-valia para o negócio, baseando-se na experiência já adquirida e no conhecimento das últimas tendências.

Criação e Gestão de Páginas de Internet - Conceitos Diferentes

Já não estamos a falar da otimização de sites e respetivos conteúdos para os motores de busca (SEO e SEM), assunto muito mais técnico e complexo. O Google, o Bing e outros recursos de pesquisa na Web, têm como seu principal objetivo melhorar constantemente a qualidade dos resultados que apresentam aos utilizadores. Para isso adotam o papel de verdadeiros juízos que avaliam a utilidade dos conteúdos de um site e melhoram ou pioram a posição dele nos resultados de pesquisa. Ao fazerem isto trazem muitos novos clientes para a empresa a que pertence o site ou “enterram-no” debaixo de outras páginas de Internet com uma melhor posição. Isto é realizado por algoritmos cada vez mais inteligentes que atualmente são capazes de analisar literalmente dezenas de milhares de características e têm capacidade para evoluir automaticamente de forma a atingir os objetivos definidos pelas equipas de programadores desses motores de buscas.

Obviamente, só um especialista em SEO é capaz de acompanhar a constante evolução das condicionantes que influenciam a posição do site da sua empresa entre as páginas dos seus concorrentes e ir promovendo-o, lutando diariamente com milhares de outras páginas de Internet pela atenção dos utilizadores.

Há muitas variáveis a ter em conta caso pretender investir na presença on-line do seu negócio. A evolução digital deixou de ser uma oportunidade e tornou-se num verdadeiro desafio a que só conseguem responder os verdadeiros líderes.

Esperamos que seja um deles!