As pastas de arquivo e dossiers são, definitivamente, um suporte de comunicação que faz parte da identidade institucional da empresa. Os mais finos, usados para uma apresentação mais agradável de documentos, ou os mais grossos que asseguram uma preservação segura de arquivos importantes, as pastas personalizáveis, decoradas com elementos gráficos como o logótipo, o nome da empresa, as cores institucionais, acabam por contribuir para a criação de uma imagem sólida da empresa.

Os materiais e acabamentos usados na personalização de dossiês, neste caso, servem como forma de comunicar o posicionamento pretendido. As pastas com acabamento de luxo como verniz localizado 3D ou feitas em papéis criativos transmitem o valor acrescentado que pretende oferecer aos seus clientes, enquanto os dossiês em papel reciclado, impresso em cores naturais, transmitem a preocupação da empresa com o meio ambiente.

No mercado são apresentados inúmeros tipos de pastas de arquivo e dossiers adequados para qualquer negócio. Com ferragem ou com elástico, em formatos diferentes e feitos à sua medida, hoje em dia consegue-se encontrar a solução perfeita para qualquer ocasião.

 

Pastas de Arquivo e Dossiers - Conceitos Diferentes

O importante é definir os objetivos que pretende atingir com as suas pastas. Se é para apresentar a sua proposta num concurso, o ideal será encontrar um modelo que o consiga distinguir literalmente no meio das propostas concorrentes na secretária do decisor. Ou quer encomendar umas pastas para entregar aos comerciais que andam na rua? Pense em materiais resistentes à água e ao sol. Senão, as condições meteorológicas são capazes de estragar não só o penteado do seu vendedor, como também a imagem da sua empresa.

Antes de encomendar uma pasta, responda às seguintes perguntas:

  1. Qual é o público-alvo que eu pretendo influenciar com estes suportes de comunicação?
  2. Qual é o objetivo que eu quero atingir?
  3. O que é que as pastas têm de ter para atingir o objetivo definido?

Já tem todas as respostas? Então ‘bora aproveitar a múltipla oferta existente no mercado, para encontrar a melhor solução para o seu negócio!

Artigo anterior: Criação e Gestão de Páginas de Internet | De uma oportunidade a um desafio

Próximo artigo: Serigrafia | O que é?